FRASE DO MOMENTO

"Nas minhas escritas não tem tanta poesia como tem versos nas cores que só os meus olhos vêem"

sábado, 12 de setembro de 2009

ORGULHO GAÚCHO




Um sentimento latejante
Um orgulho que aflora o peito
20 de Setembro uma data pra todos os feitos
Sul-Rio-Grandense pelo pedaço de chão
Gaúcho pelas coisas que brotam do coração

Um vivente que pela pátria sulina foi parido
Em sangue sagrado banhado pelo amor à tradição
Viver sempre sentindo orgulho deste rincão
Em trajes esfarrapados lutando ao maior vigor
Gaúcho é lutar sempre sem deixar o Rio Grande na mão

O verde de nossos pampas
O amarelo de nossas riquezas
Cruzando de fora a fora o vermelho de nossa dor
Nunca flochando as esporas
Em defesa da Tricolor

Numa mão uma lança afiada
Em outra as rédes firmadas
Um lenço no pescoço mostra o seu lado
Nas façanhas a alma vertente
De um povo que tem orgulho das coisas que sente

Deus permita que desta terra eu não parta
Sem espalhar os meus sonhos em forma de versos
Os meus amores em forma cantada
Até onde os meus gritos fizerem ecos

Lá estará um gaúcho no seu cavalo montado
Com jeito imponente e alma lavada
Com um sentimento no peito
Trazendo com maior respeito
O orgulho de pertencer a este estado

"Patrão Velho, não permita que deste mundo eu parta, sem eternizar em versos as coisas que o meu coração escolheu para amar."

(Vagner Kurz)

2 comentários:

  1. Que lindo poema meu amigo...nos faz lembrar do orgulho de sermos gauchos,coisa que esquecemos com esse cotidiano corrido que levamos...grande abraço meu amigo poeta

    ResponderExcluir
  2. Show!!! Maravilhosa expressão de orgulho à terra!

    Abraços.

    ResponderExcluir